Cocriagro e Unifil escolhem startups que vão participar da Smart Farm 2025

Imagem da Notícia

 

O Cocriagro, hub de inovação que integra o Parque Tecnológico SRP Valley, da Sociedade Rural do Paraná, e a Unifil selecionaram as sete startups que vão participar da edição 2025 do programa Smart Farm.


A iniciativa envolve a aplicação de tecnologias na prática para que estudantes e produtores possam conhecer novas soluções que estão trazendo mais inovações para o campo. Cada startup utilizará canteiros de aproximadamente 100 m² para demonstrar soluções aplicadas a diferentes culturas. A maioria está relacionada à biotecnologia.


As startups já iniciaram as preparações de suas culturas e produtos. Ao todo, o programa Smart Farm envolve cinco etapas: seleção de startups; definição das culturas; plantio e manejo com aplicação de protocolos das tecnologias escolhidas; jornada de conhecimento com os alunos da UniFil; além de um dia de campo com produtores, previsto para os dias 24 e 25 de outubro de 2025.


Tatiana Fiuza, diretora de Inovação da Sociedade Rural do Paraná, explica que a Smart Farm Cocriagro é uma oportunidade de conferir tecnologias na prática e no campo.“Nesta edição, estamos trazendo tanto startups que já possuem produtos que estão no mercado, quanto aquelas que estão iniciando em suas trajetórias de negócios”.

O professor Fabio Suano de Souza, coordenador do curso de Agronomia da UniFil, destaca que a inserção de empresas promissoras no ambiente acadêmico impulsiona a criação de um ecossistema de inovação e networking, aproximando os futuros agrônomos do mercado de trabalho e ampliando suas oportunidades de desenvolvimento profissional. Segundo ele, “a realização deste projeto e dos eventos vinculados à SmartFarm promete ainda movimentar a cidade, gerando visibilidade para as soluções tecnológicas apresentadas e fortalecendo a conexão entre universidade, empresas e comunidade”.


As soluções

Uma das startups participantes é a CarbonNova, que apresentará soluções voltadas para o cultivo de pimentão, com foco em inovação e eficiência produtiva. Já a Nanogrow, formada por quatro pesquisadores do Instituto de Química da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, testará uma tecnologia inovadora aplicada à cultura da alface.

A Fitovision levará à Smart Farm o Syslaudo, uma solução que interpreta dados e gera relatórios automatizados, facilitando a análise agrícola. A Tubera trabalha com recipientes biodegradáveis para mudas, que além de servirem como suporte inicial para o plantio, liberam nutrientes durante o crescimento da planta e se decompõem no solo após o uso. Na Smart Farm, essa tecnologia será aplicada na produção de abobrinha.

A Remush apresentará seus bioinsumos, desenvolvidos para atuar como potencializadores do crescimento vegetal e para melhorar a retenção de umidade no solo, contribuindo com o manejo sustentável e o aumento da produtividade no campo.

A QBN Tecnologia  vai exibir os resultados do fertilizante mineral misto na cultura do pepino. Esta solução promove uma melhora nas taxas de fotossíntese, fortalece as plantas contra fungos e bactérias e fornece mais energia, resultando em um aumento considerável de produtividade. E a Solusolo possui uma biotecnologia de origem japonesa que atua na recuperação do solo, o “Kaizen TMT”, um dos primeiros recuperadores da saúde do solo fabricado no Brasil.


As soluções serão apresentadas no Dia de Campo que será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. Na oportunidade, produtores e estudantes poderão conhecer os detalhes dos testes realizados e analisar a eficiência de cada solução apresentada.


Serviço


Dia de Campo

Data: 24 e 25 de outubro

Local: Unifil - Campus Palhano

Seja sócio!